ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP

Vagas:

12 VAGAS

Carga Horária:

864 HORAS/AULA

Periodicidade:

24 MESES

Coordenação:

PROF.ALESSANDRO COELHO

Objetivo:

O curso de Especialização em Endodontia visa oferecer, aos cirurgiões-dentistas clínicos, um aprimoramento técnico-científico e atualização na Área de Endodontia e correlatas, tornando-os aptos atuarem com especialistas, realizando diagnóstico, planejamento, tratamentos e retratamentos endodônticos, empregando as inovações e avanços tecnológicos disponíveis. Assim sendo, espera-se que sejam capazes de dar soluções com alto padrão de qualidade, a uma casuística diversificada, incluindo-se os casos mais complexos no âmbito desta importante especialidade clínica.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

 

  • Diagnóstico e planejamento técnico em função do grau de dificuldade de cada caso;
  • Tratamentos endodônticos de baixo, médio e alto graus de dificuldades técnicas;
  • Tratamentos de canais com instrumentos fraturados ou com perfurações da parede ou da furca;
  • Retratamentos endodônticos, com ou sem remoção de próteses;
  • Atendimentos de emergências de pulpites, pericementites, abscessos apicais e casos de traumatismos dentais;
  • Cirurgias parendodônticas;
  • Clareamento de dentes manchados;

Preparo de espaço intrarradicular e colocação de retentores (pinos/núcleos), em fibra de vidro reforçados com resina ou fundidos.

 

NOSSOS DIFERENCIAIS

Pense bem... É hora de decidir sobre seu futuro!

Você não pode errar. A garantia é assegurada pela coordenação e experiência de quem já qualificou em 40 ano, mais de 500 especialistas, com destacada atuação no mercado de trabalho, quer sejam como endodontistas ou como docentes de endodontia. A equipe é integrada por colegas altamente diferenciados e reconhecidos na comunidade endodôntica.

A filosofia sempre foi a qualificação centrada no mercado de trabalho, com a atualização contínua, incorporação das mudanças conceituais e avanços tecnológicos, bastando lembrar Buchanan em 2012, quando afirmou que na virada do século “Na Endodontia tudo mudou, à exceção da Anatomia”.

Assim, o curso visa que o aluno, fazendo o uso dos avanços tecnológicos, torne-se apto a realizar diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos e retratamentos de uma casuística abrangendo desde os casos mais simples até os mais complexos no âmbito da especialidade. Abrangendo também atendimentos de emergência em casos de dores provocadas por inflamação pulpar e/ou periapical; Além do atendimento de traumatismos buco-dentais.

O perfil do endodontista mudou na virada do século. Além do emprego dos avanços tecnológicos: localizador apical; ultrassom; microscópio clínico; sistemas rotatórios contínuos e reciprocantes; obturação termoplastificada de Schilder modificada por Buchanan; RX digital; emprego do MTA e da clorexidina gel; o endodontista deve estar compromissado com a restauração do dente tratado endodonticamente, efetuando não somente o preenchimento da cavidade de acesso para minimizar o risco de microinfiltração ou fratura do remanescente coronário, mas também, realizar o preparo de espaço e a instalação de pinos de fibra de vidro e/ou núcleos metálicos fundidos.

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade .